ACD60 - IV Seminário do CFAE Minerva: O papel da Escola na Era da Inteligência Artificial

Escrito por: CFAE-Minerva. Publicado em Ações a iniciar

Brevemente o PROGRAMA! Evento Gratuito, mas obrigatória a Inscrição.

Inscrições na Plataforma de Gestão do CFAE Minerva https://minerva.cfae.pt/formacao/

Mais informações ⇓

Enquadramento:

O CFAE Minerva efetuou o seu primeiro Seminário em 2019, tendo então comprometendo-se a realizar todos os anos um Seminário de Final de Ano Letivo, para assim realizar um balanço das suas atividades durante cada ano letivo, dando visibilidade às boas práticas internas, mas também recorrendo a intervenções exteriores exemplificativas e inspiradoras no que concerne às mudanças nas Escolas. Devido à pandemia, estivemos dois anos letivos sem conseguir corresponder a esse nosso compromisso por considerarmos que esse nosso encontro só faz sentido ser realizado em modo presencial, pelo que, este ano, será realizado o IV Seminário, dedicado às novas tendências e mudanças a acontecerem na Educação e no Mundo. O Seminário terá como mote: “O papel das Escolas na Era da Inteligência Artificial”.
O Mundo está em constante transformação, moldado por avanços tecnológicos que impactam todos os aspetos da vida, incluindo a educação. A Inteligência Artificial (IA) destaca-se como um dos elementos disruptivos e mais significativos da atualidade, com potencial para revolucionar o ensino-aprendizagem. Diante deste cenário, torna-se crucial que os profissionais da educação estejam preparados para navegar nesse novo paradigma e compreender o papel da escola na era da inteligência artificial, com foco na inclusão e no bem-estar.
Será apresentado o trabalho desenvolvido no projeto “Mil pássaros em Coimbra” com as escolas do pré-escolar da área de do município de Coimbra.
Novos desafios surgem, especialmente no que diz respeito à necessidade das literacias de informação, da comunicação e do digital. As literacias de informação terão que fazer parte das aprendizagens essenciais, de modo a permitir a todos acessar, avaliar, usar e criar informações de forma crítica e ética. Num mundo cada vez mais saturado de dados e informações, essas competências tornam-se essenciais para navegarmos no mundo digital de forma segura, responsável e eficaz.
Também a internacionalização se assume como um desafio estratégico para o desenvolvimento qualitativo do nosso sistema educativo pelo que, o CFAE Minerva enquanto Coordenador do Consórcio ERASMUS+, considerou importante relatar as experiências realizadas neste ano letivo. Num mundo cada vez mais globalizado e interconectado, o programa Erasmus+ surge como uma ferramenta poderosa para promover a abertura de mentes de alunos e professores, através da vivência de experiências imersivas em diferentes países e culturas, oferecendo oportunidades únicas para o desenvolvimento de aptidões essenciais para o século XXI. Depois de vividas há que avaliá-las e partilhá-las.

Objetivos:

- Analisar os impactos da IA no ensino-aprendizagem, tanto para alunos quanto para professores;
- Explorar novas abordagens pedagógicas que integrem a IA de forma eficaz;
- Refletir criticamente sobre o papel da escola no mundo artificial, considerando as diversidades e necessidades individuais e as responsabilidades sociais da educação;
- Valorizar a diversidade e a inclusão;
- Promover um ambiente acolhedor e recetivo, onde todos se sintam valorizados e respeitados.
- Implementar programas de educação em literacias de informação desde a educação infantil, focando no uso crítico e ético da tecnologia e da IA.
- Enriquecer o conhecimento sobre a Europa e suas línguas
- Promover a internacionalização da escola.
- Lidar com desafios culturais, linguísticos e logísticos para o desenvolvimento da resiliência, da flexibilidade e da capacidade de lidar com outras culturas, através do Programa ERASMUS+.

Conteúdos:

- Analise dos impactos da IA no ensino aprendizagem.
- Novas abordagens pedagógicas que integram a IA de forma mais eficaz.
- A inclusão de todos num Mundo Digital e Global.
- O bem-estar como fator de (auto)regulação do stress em sala de aula.
- A Literacia da Informação como papel fundamental nas Escolas.
- O Programa Erasmus+ como promotor de experiências imersivas de professores e alunos num mundo global e interconectado.
- Programas de educação em literacias de informação desde a educação infantil, focando no uso crítico e ético da tecnologia e da IA.
- As experiências do Programa ERASMUS+ - Coordenador do Consócio CFAE Minerva