AF12 - Ciclo de conferências: "O currículo escolar na contemporaneidade: Identificação e discussão de algumas das suas bases"

Written by CFAE-Minerva. Posted in Ações iniciadas_2016_17

O Curso de Formação - Ciclo de conferências: "O currículo escolar na contemporaneidade: Identificação e discussão de algumas das suas bases", foi realizado numa parceria dos CFAE Nova Ágora e do CFAE Minerva com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC e o CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.

O Curso tem a duração de 13 horas presenciais e dirige-se a Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Informamos que, após a publicação do Despacho 779/2019, de 18 de janeiro, solicitámos ao CCPFC a sua inclusão na Dimensão Científico-Pedagógica, deferimento que ainda estamos a aguardar.

Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário (já acreditada pelo CCPFC, foi enviado um aditamento a solicitar a sua inclusão na Dimensão Científico-Pedagógica)

Horas: 13 horas presenciais     |   Formadores: Maria Helena Damião e Luís Umbelino (Coord.)

Local:  Palácio Sacadura Botte (Coimbra)  

Calendário: maio: 18 (10h00- 12h45) e 25 (10h00- 12h30) ; junho: 1 (10h00- 12h30), 15 (10h00- 12h30) e 26 (17h30-20h15)

Periodo de Inscrição: de 23 de abril a 13 de maio de 2019

Mais informações AQUI 

Inscrições AQUI 

A proposta de curso é baseada em investigação recente (Projeto: “Currículo, ensino e formação de professores - CEFP”), surgindo na sequência de outras, acolhidas pela entidade formadora. Partindo do “Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular”, concretiza-se em cinco conferências que incidem noutros tantos temas que lhe dão corpo: considerando o “direito à educação”, que a escola pública deve assegurar, analisa-se a responsabilidade social das empresas, a reconfiguração relacional suscitada pelas tecnologias digitais, e o empreendedorismo como competência transversal. O modo de realização articula o desenvolvimento científico e pedagógico de todos os professores, permitindo-lhes fazer a transposição de conhecimentos e competências para as suas práticas letivas, as quais deverão ter por referência o “Perfil de aluno” e serem orientadas para o sucesso.