ACD18 - Projeto MAIA

Escrito por Super User. Publicado em Ações iniciadas

PROJETO NACIONAL - "Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Cronograma: 

       21 de janeiro de 2020 – 18:30h- 20:30h (2h) - Local de realização: Escola Secundária de Avelar Brotero

       22 de janeiro de 2020 – 16:30h-20:30h (4h) - Local de realização: Escola Secundária Infanta D. Maria

Inscrições de 14 a 20 de janeiro.

O CFAE Minerva integra o Projeto Nacional "Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)", no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), coordenado e acompanhado pelo Professor Doutor Domingues Fernandes. Este Projeto tem como propósito fundamental contribuir para melhorar os processos de ensino de aprendizagem e de avaliação pedagógica e, desta forma, desenvolver as acções que se impõem para que os alunos aprendam mais e melhor, como mais compreensão e com mais profundidade. Deste modo, o Projeto MAIA constitui-se como um esforço concertado a nível nacional no sentido de se iniciar um processo deliberado e pensado que com a colaboração com os CFAE, com as direcções dos Agrupamentos de Escolas / Escolas não Agrupadas e com os docentes, crie condições para que a avaliação pedagógica seja integrada nos processos de desenvolvimento curricular e, desse modo, se articule com o ensino e com a aprendizagem.  

Num momento inicial, a representante no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular do CFAE Minerva Rosa Maia e o Formador Nuno Simões, participaram em dois seminários nacionais sobre a avaliação como processo eminentemente pedagógico, abordando temas como avaliação formativa, feedback, critérios de avaliação, rubricas, entre outros.

No momento seguinte, depois de identificados os Agrupamentos participantes e as suas equipas pedagógica, terão lugar as seguintes formações:

1.º - ACD em janeiro (participantes no projeto e outros docentes)

2.º - Oficina de trabalho (25h presenciais + 25h de trabalho autónomo) que decorrerá entre Fevereiro e Maio, com acompanhamento, reflexão e avaliação em diferentes escalas, quer local (formador e representante ACF), quer central ( equipa central). Pretende-se que os participantes criem projetos e implementem nas suas turmas, no presente ano letivo, e posteriormente - 2020/ 2021- nas suas escolas;

3.º ACD entre junho/ julho que incluirá a divulgação das intervenções/ resultados da formação realizada com a colaboração dos formandos.

Existirá uma plataforma de trabalho e eventos de partilha a nível nacional e ocorrerá a recolha de dados para o desenvolvimento e investigação do Projeto MAIA. Mais tarde será produzido um relatório que traduzirá a investigação relativa ao desenvolvimento de todo o projeto a nível nacional.

Durante o ano escolar 2020-2021, o projeto MAIA terá outros momentos formativos e será alargado a mais participantes.

 

Mais Informações AQUI!