Informação - ANO LETIVO 2020/2021

Escrito por Super User. Publicado em O Centro

O Ano Letivo 2020/2021 será, forçosamente, atípico. A situação epidemiológica do novo Coronavírus que o país está a atravessar fez com que fossem tomadas algumas decisões para que a propagação do vírus fosse minimizada.

Da mesma forma que as Escolas estão a reinventar-se, os Centros de Formação de Associação de Escolas também estão a fazê-lo.

De acordo com a Carta Circular CCPFC 1/2020 (Despacho nº 2836-A/2020), as ações de formação podem decorrer em ambientes diversificados – regime presencial e e-learning, de acordo com as circunstâncias que ocorram ao longo do ano e que serão determinantes na modalidade de realização. Desta forma o Conselho de Diretores do CFAE Minerva decidiu que até ao final do ano de 2020, todas as ações formação serão realizadas em regime a distância, à exceção de algumas ações que possam ser realizadas em regime presencial em segurança.

Neste ano letivo daremos continuidade ao  Plano de Formação e de Atividades do CFAE MINERVA do biénio 2019/2021 que assumem particular importância as ações alinhadas com a promoção de programas nacionais de formação, designadamente no âmbito da educação inclusiva, a que se refere o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho e da Autonomia e Flexibilidade Curricular, a que se refere o Decreto-Lei nº 55/2018, 6 de julho, que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, as ações de acordo com Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, no domínio das competências analíticas e críticas, através de projetos e práticas pedagógicas no âmbito da lógica, algorítmicos e programação, ética aplicada ao ambiente digital, segurança digital, literacia para os media na era digital e cidadania digital, na conceção e utilização de recursos educativos digitais e na componente científico pedagógica,  procurando ir ao encontro das necessidades de formação das Escolas Associadas, numa perspetiva pluridimensional de Escola atual.

Para além destas iniciativas, outras ações devem ocorrer, visando responder a fragilidades e a necessidades de formação que as escolas e os profissionais de educação possam identificar.

Informa-se que nos processos de divulgação e inscrição nas ações, é importante ter em atenção que estas são divulgadas e as inscrições abertas, de acordo com os procedimentos encerrados de calendarização e disponibilização dos Formadores.

Os professores deverão consultar com frequência a página do CFAE MINERVA (www.cfae-minerva.edu.pt), onde poderão ser consultados as datas de realização, as indicações quanto aos destinatários, bem como o prazo para inscrição e outras informações constantes do descritivo de cada Ação de Formação, organizada do seguinte modo:

- “PREVISTAS” – informações sobre ações a realizar a médio prazo, bem como o prazo de inscrição;

- “A INICIAR” – ações a realizar a curto prazo, com o período de inscrições a decorrer: apresenta o link para a inscrição na respetiva ação;

- “INICIADAS” – ações já iniciadas e/ou concluídas.

 Brevemente o Plano de Formação para o 1º período de 2020/2021 será divulgado. Esteja atento!

 Aproveitamos para apresentar saudações cordiais e votos de um bom ano letivo 2020/2021, essencialmente com saúde!

 A Diretora do CFAE Minerva

Hilda Pinto Gonçalves