Informação - ANO LETIVO 2020/2021

Escrito por Super User. Publicado em O Centro

O Ano Letivo 2020/2021 será, forçosamente, atípico. A situação epidemiológica do novo Coronavírus que o país está a atravessar fez com que fossem tomadas algumas decisões para que a propagação do vírus fosse minimizada.

Da mesma forma que as Escolas estão a reinventar-se, os Centros de Formação de Associação de Escolas também estão a fazê-lo.

De acordo com a Carta Circular CCPFC 1/2020 (Despacho nº 2836-A/2020), as ações de formação podem decorrer em ambientes diversificados – regime presencial e e-learning, de acordo com as circunstâncias que ocorram ao longo do ano e que serão determinantes na modalidade de realização. Desta forma o Conselho de Diretores do CFAE Minerva decidiu que até ao final do ano de 2020, todas as ações formação serão realizadas em regime a distância, à exceção de algumas ações que possam ser realizadas em regime presencial em segurança.

Neste ano letivo daremos continuidade ao  Plano de Formação e de Atividades do CFAE MINERVA do biénio 2019/2021 que assumem particular importância as ações alinhadas com a promoção de programas nacionais de formação, designadamente no âmbito da educação inclusiva, a que se refere o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho e da Autonomia e Flexibilidade Curricular, a que se refere o Decreto-Lei nº 55/2018, 6 de julho, que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, as ações de acordo com Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, no domínio das competências analíticas e críticas, através de projetos e práticas pedagógicas no âmbito da lógica, algorítmicos e programação, ética aplicada ao ambiente digital, segurança digital, literacia para os media na era digital e cidadania digital, na conceção e utilização de recursos educativos digitais e na componente científico pedagógica,  procurando ir ao encontro das necessidades de formação das Escolas Associadas, numa perspetiva pluridimensional de Escola atual.

Para além destas iniciativas, outras ações devem ocorrer, visando responder a fragilidades e a necessidades de formação que as escolas e os profissionais de educação possam identificar.

Informa-se que nos processos de divulgação e inscrição nas ações, é importante ter em atenção que estas são divulgadas e as inscrições abertas, de acordo com os procedimentos encerrados de calendarização e disponibilização dos Formadores.

Os professores deverão consultar com frequência a página do CFAE MINERVA (www.cfae-minerva.edu.pt), onde poderão ser consultados as datas de realização, as indicações quanto aos destinatários, bem como o prazo para inscrição e outras informações constantes do descritivo de cada Ação de Formação, organizada do seguinte modo:

- “PREVISTAS” – informações sobre ações a realizar a médio prazo, bem como o prazo de inscrição;

- “A INICIAR” – ações a realizar a curto prazo, com o período de inscrições a decorrer: apresenta o link para a inscrição na respetiva ação;

- “INICIADAS” – ações já iniciadas e/ou concluídas.

 Brevemente o Plano de Formação para o 1º período de 2020/2021 será divulgado. Esteja atento!

 Aproveitamos para apresentar saudações cordiais e votos de um bom ano letivo 2020/2021, essencialmente com saúde!

 A Diretora do CFAE Minerva

Hilda Pinto Gonçalves

RELATÓRIO ANUAL DE FORMAÇÃO E DE ATIVIDADES

Escrito por Super User. Publicado em O Centro

Finalizado o ano letivo, torna-se necessário proceder a uma análise deste período temporal – setembro de 2019 a julho de 2020 -, dando-se assim cumprimento à alínea n) do art.º 20.º do Decreto-Lei acima referido, o qual estipula que compete à Diretora elaborar o “relatório anual de formação e de atividades do CFAE”.

Visualizar AQUI

COVID19

Escrito por Super User. Publicado em O Centro

 Informação 2

Considerando a decisão do Governo de aprovar um conjunto de medidas extraordinárias e de carácter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo coranovírus/Covid-19, tendo em conta a Declaração de Situação de Alerta, que abrange todo o território nacional, até 9 de abril de 2020, informam-se todas as nossas escolas associadas e demais utilizadores e parceiros que: 

1. Os nossos serviços administrativos se encontram encerrados, no que respeita ao atendimento público presencial. Mantemos os nossos serviços abertos com atendimento por correio eletrónico. 

2. Ficam suspensos todos os procedimentos de Avaliação Externa/Observação de aulas, até revogatória. 

3. As Ações de formação que se encontram em fase de realização, ou em fase de arranque, ficam suspensas na sua componente presencial. 

4. Já se encontram a decorrer algumas Ações de Formação em regime a distância, na Plataforma Moodle do CFAE Minerva, nomeadamente: 

    - AF04 Turma 2 e 3 - A folha de cálculo no âmbito da didática específica da Matemática e das Ciências Experimentais 

      Formadores: Pascoal Albuquerque e Nuno Simões 

    - AF16 Turma 1 - Programação em Scratch: desafios para o Primeiro Ciclo do Ensino Básico na implementação do sucesso escolar

      Formadora: Emília Bigotte

    - AF31 - Turma 1 - Formar leitores com apoio da biblioteca escolar 

      Formadoras: Helena Duque e Isabel Nina

      - AF40 Turma 1- Cidadania e Segurança Digital: projetos de intervenção em meio escolar

       Formadores: Paulo Gomes e Raquel Costa

      - AF18 - Turma 2 - Desafios da Escrita e da(s) Leitura(s)

         Formadoras: Margarida Santos e Dora Batalim

5. Iremos, com alguma calma, organizar outras Ações em regime a distância, sempre que possível. 

Obrigada a todos, principalmente aos nossos Formadores que têm sido excelentes promovendo que os Formandos FIQUEM EM CASA e não percam a sua Formação. 

Desejamos que o mais rapidamente possível estejamos PRESENCIALMENTE!

Plano de Formação 2019/2020

Escrito por Super User. Publicado em O Centro

O Plano de Formação e de Atividades do CFAE MINERVA para 2019/2020 assumem particular importância as ações alinhadas com a promoção de programas nacionais de formação, designadamente no âmbito da educação inclusiva, a que se refere o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho e da Autonomia e Flexibilidade Curricular, a que se refere o Decreto-Lei nº 55/2018, 6 de julho, que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, as ações de acordo com Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, no domínio das competências analíticas e críticas, através de projetos e práticas pedagógicas no âmbito da lógica, algorítmicos e programação, ética aplicada ao ambiente digital, segurança digital, literacia para os media na era digital e cidadania digital, na conceção e utilização de recursos educativos digitais e na componente científico pedagógica,  procurando ir ao encontro das necessidades de formação das Escolas Associadas, numa perspetiva pluridimensional de Escola atual.

Informa-se que nos processos de divulgação e inscrição nas ações, é importante ter em atenção que estas são divulgadas e as inscrições abertas, de acordo com os procedimentos encerrados de calendarização e disponibilização dos Formadores.

Os professores deverão consultar com frequência a página do CFAE MINERVA (www.cfae-minerva.edu.pt), onde poderão ser consultados as datas de realização, as indicações quanto aos destinatários, bem como o prazo para inscrição e outras informações constantes do descritivo de cada Ação de Formação, organizada do seguinte modo:

- PREVISTAS – informações sobre ações a realizar a médio prazo, bem como o prazo de inscrição;

- A INICIAR – ações a realizar a curto prazo, com o período de inscrições a decorrer: apresenta o link para a inscrição na respetiva ação;

- INICIADAS – ações já iniciadas e/ou concluídas.

As Ações a INICIAR em janeiro de 2020 serão abertas as inscrições no próximo dia 17/12/2019. 

NOTA: Só serão contactados os formandos selecionados. 

A Diretora

Hilda Pinto Gonçalves

 

A mudança não é opcional, é cultural… Não é “ou mudo, ou não mudo”…

A questão é mesmo: “Como mudo?”

Xavier Taragay